Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e escupiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos o dia dos Pais surgiu Em 1909. A idéia foi da norte-americana Sonora Louise Dodd, Inspirada no Dia das Mães, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, Sonora teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington.
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.(alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
O Dia dos Pais no Brasil foi implantado pelo publicitário Silvio Bhering.
A iniciativa partiu do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos.
O primeiro Dia dos Pais aconteceu no dia 14 de agosto de 1953, mesmo dia de São Joaquim, patriarca da família. Atualmente, comemora-se a data no segundo domingo do mês de agosto.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada, pela primeira vez em, 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de São Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record. Foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos, Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31.
As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José.
Canadá - O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho.
Austrália - A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no segundo domingo de Agosto, mesmo dia do Brasil, mas não é uma data muito festejada ou tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
This entry was posted
on sábado, agosto 13, 2011
and is filed under
Cartões de Juli Ribeiro,
Datas comemorativas,
Dia dos Pais
.
You can leave a response
and follow any responses to this entry through the
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.
Muito bom o seu post. Quando eu era menina, ou não se festejava ou eu nunca dei por isso os dias do pai e da mãe. Quando tomei pela primeira vez conhecimento da data ninguém me explicou a origem.
Amiga enquanto escrevia o comentário vi a Fernandinha, do blogue Fernanda e Poemas. Sabia que ela partiu a 25 de Abril? Fiquei chocada tinha falado com ela poucos dias antes no chat do
Face e pareceu-me muito bem.
Abraço e um bom dia do pai para todos os pais do Brasil.
Amiga preciosa de Excelência:
Feliz ideia a comemoração do Dia do Pai.
A sua atitude é mágica e maravilhosa.
Sempre doce e a maravilhar pelo seu talento poético fabuloso.
Honra-me imenso, a sua pura amizade.
É uma pessoa linda e perfeita no seu sentir de raro encanto.
Parabéns.
Beijinhos amigos de respeito pelo seu génio poético sublime e perfeito.
Sempre a admirá-la
pena
Linda e pura.
Bem-Haja, pela sua amizade preciosa.
Adoro tudo o que constrói.
Bem-Haja, pela ternura da sua visita maravilhosa.
Adorei, amiga.